Imagem: Milliyet |
Hoje, 12 de setembro de 2016 inicia na Turquia as festividades de Kurban Bayramı (Feriado do Sacrifício) que acontece 70 dias após o Ramadan e dura mais 4 dias. É o feriado mais longo e antigo do seu calendário e tem origem de uma história bíblica. A história conta que Deus resolveu testar Abrãao pedindo em sonho que ele sacrificasse o seu próprio filho. Abrãao resolveu obedecer e, no último momento, apareceu um anjo e deu um carneiro para trocar de lugar com o menino. Para os judeus e cristãos essa criança era Isaac, filho de Abrãao com Sara, mas para os muçulmanos a criança é Ismael, filho de Abrãao com Hagar. Nenhum dos nomes consta de fato no Corão (ou Alcorão).
Essa
prática foi deixada apara trás por Judeus e Cristãos, mas os mulçumanos mantêm
até então como um importante ritual religioso que vai além do valor do
sacrifício, é a partilha com os mais necessitados.
Então, como acontece? Os muçulmanos com situação financeira melhor compram animais, o carneiro é mais comum, e os alimentam no pátio da casa a fim de prepara-los como sacrifício, que acontece no primeiro dia do Bayram. Eles reúnem parentes e amigos, comem uma parte da carne e com a outra presenteiam famílias mais pobres que não têm condições de comprar sua porção para comemorar o Bayram. Também é muito comum fazer doações em dinheiro para alguma instituição de caridade ou para alguém que realmente precisa.
O sacrifício é feito nas ruas e praças diante de várias pessoas, da forma como os Mulçumanos exigem que seus animais sejam mortos na indústria alimentícia (Halal) pelo pescoço. Com o corte rápido da traqueia, esôfago, artérias e veia jugular, o animal perde quase todo o sangue e morre rapidamente, sofrendo o mínimo possível. Nas grandes cidades, a prática de sacrificar na rua foi proibida e há lugares especiais para o ato.Aluna responsável: Luciana M. Carvalho
Fontes:
Turkey Travel Planner - Kurban Bayramı Dates: Turkey
A Festa do Sacrifício - Eid al-Adha
Kurban Bayramı: Feriado do Sacrifício na Turquia
Kurban Bayrami – Festa Turca
Kurban Bayramı | Feriado do Sacrifício
Nenhum comentário:
Postar um comentário