Voluntários Sírios, Jornal turco
e ativistas ganham Nobel Alternativo
Grupo de Defesa Civil Síria ("Capacetes brancos") |
Can Dundar, editor-chefe do jornal turco Cumhuriyet |
Na quinta-feira (22) a Fundação Right Livelihood concedeu o chamado Nobel Alternativo à ativista russa Svetlana Gannushkina, à líder feminista egípcia Mozn Hassan, o jornal turco Cumhuriyet e à Defesa Civil Síria, chamados “capacetes brancos”, que é um grupo formado por voluntários locais que oferece serviço de ambulância e prestação de primeiros socorros na Síria.
O grupo Defesa Civil Síria foi criado em 2013 e conta com 3 mil voluntários de comunidades locais, eles resgatam pessoas sob escombros e também ajudam na reconstrução da infraestrutura pública.
Fundado em 1924, o jornal mais antigo da Turquia, o Cumhuriyet foi premiado por exercer o jornalismo investigativo “sem medo” e se comprometer com a liberdade de expressão contra ameaças de opressão, censura, prisão e morte.
O júri reconheceu o trabalho desses 4 ganhadores e eles dividirão de forma equitativa o prêmio de 3 milhões de coroas suecas.
Fonte:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/nobel-alternativo-para-voluntarios-sirios-e-jornal-turco.html
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/09/1815758-nobel-alternativo-vai-para-voluntarios-sirios-jornal-turco-e-ativistas.shtml
Aluna responsável: Luciana M. Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário